Iniciação ao Cinema Contemplativo (Portugues)

PORTUGUES

Iniciação ao Cinema Contemplativo





O Cinema Contemplativo é uma forma cinematográfica minimalista inovadora, iniciada nos anos 1960 e 1970, que tem se desenvolvido amplamente desde os anos 2000. É um modo narrativo ascético, caracterizado pela lentidão (o ritmo da vida cotidiana), mutismo (com diálogo contido), ausência de arco dramático (sem começo nem fim) e pouca música (muitas vezes com som direto).

Por onde começar se você é um novato? Eu recomendo bastante os filmes a seguir (ver lista abaixo), relativamente fáceis de encontrar, filmes envolventes mas não muito longos nem muito austeros. Aqui estão 5 títulos em ordem de acessibilidade :


Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (2003) de KIM Ki-duk (falecido no final de 2020), um conto Zen que retrata as cinco etapas da vida de um homem ecoado pelas cinco estações do ano.

O Paraíso, Provavelmente (2019) de Elia SULEIMAN, uma absurda comédia agridoce sobre as peregrinações do cineasta na Palestina, em Paris e Nova Iorque.

A Tartaruga Vermelha (2016) de DUDOK DE WIT, uma bela animação sem palavras sobre a vida de um náufrago em uma ilha.

Até o Fim / Quando Tudo Está Perdido (2013) de J.C. CHANDOR, outra história de náufragos, onde Robert Redford sozinho na tela, está à deriva em seu barco.

Liberdade (2001) por Lisandro ALONSO, um jovem lenhador desfrutando de sua vida isolada no campo argentino.


Qualquer um destes lhe dará um vislumbre do que é o Cinema Contemplativo, aguçando seu apetite por mais filmes com as facetas ascéticas acima.


(Traduzido por Arthur Caria)




Find other languages of this text on Unspoken Cinema :


Comments